sábado, 4 de agosto de 2012

projeto alimentação saudável


PROJETO DE ENSINO

TURMA: Educação  Infantil
TURNO: Matutino/ Vespertino
TEMA DO PROJETO: Alimentação saudável 
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Natureza e Sociedade, Matemática, Artes. 
PERÍODO: INÍCIO: Outubro             TÉRMINO: Novembro
Justificativa
            Este projeto tem como intuito desenvolver um trabalho pedagógico em sala de aula sobre a importância de ter uma boa alimentação. O interesse de trabalhar com esse tema Alimentação Saudável partiu da observação no horário da merenda escolar onde as crianças recusam a comer verduras e legumes e até mesmo as frutas, tão necessário ao seu crescimento e desenvolvimento. Alimentos que são preparados com amor e dedicação que são desperdiçados no lixo.
            Outra preocupação foi verificar que algumas crianças apresentam tendências à obesidade e outras um índice de crianças abaixo do peso onde as mesmas deixam de comer a merenda servida na escola para comer guloseimas.
            Estarei comunicando aos pais da minha proposta para que os mesmos estejam atentos a alimentação de seus filhos e os orientem a comerem alimentos saudáveis, incorporando, assim, novos hábitos alimentares.  
Objetivo geral
            Conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e nutritiva para seu desenvolvimento.
Objetivos específicos:
·         Conhecer as preferências alimentares dos alunos;
·         Ler sem saber ler convencionalmente estabelecendo relação
entre o oral e o escrito;
·         Desenvolver a base alfabética transpondo o oral para o escrito;
·         Entrar em contato com gêneros diferentes (textos informativos
listas, receitas, canção, advinhas, parlendas);
·         Adquirir bons hábitos alimentares aproximando as crianças dos alimentos menos aceitos;
·         Conhecer as necessidades da higienização dos alimentos e das mãos e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
·         Conhecer obras de pintores famosos;
·         Confeccionar frutas, legumes, verduras usando massinha de modelar identificando as cores;
·         Desenvolver o gosto e o hábito pela leitura;
·         Valorizar a merenda oferecida na escola;
·         Estimular o raciocínio lógico e conhecimento matemático (a partir dos alimentos e das receitas realizadas na sala de aula;
·         Reconhecer os alimentos que deve ser consumido com moderação (alimentos industrializados);
·         Conhecer rótulos e embalagens de alguns produtos não saudáveis;
·         Desenvolver a criatividade;
·         Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
·         Desenvolver a expressão artística;
Conteúdos
Língua portuguesa
Prática de escrita
·         Alfabeto
·         Lista de frutas, verduras, legumes.
·          Produção oral com destino escrito (receitas).
Prática de leitura
·         Leitura pela professora
·         Leitura pelo aluno.
Gêneros
·         Histórias em quadrinhos
·         Receitas
·         Listas
·         Rótulos e embalagens
·         Canção
·         Texto informativo
Prática de oralidade
·         Parlendas ,advinhas,canção,fatos do dia a dia.
Matemática
Conteúdos
·         Números
·         Gráficos
Artes
·         Desenhos relacionados com o tema.
·         Pinturas
·         Colagem
·         Modelagem
Metodologias
·         Apresentar a proposta do projeto Alimentação Saudável para as crianças.
·         Levantar o conhecimento prévio das preferências alimentares das crianças.
*      Quais alimentos você mais gosta de comer?
*      Quais alimentos você não gosta de comer?
*      Quais alimentos você come todos os dias?
*      Quantas vezes você come por dia?
*      Você sabe quantas refeições devemos fazer por dia?
*      Quais são os horários que você faz suas refeições?
·         Anotar as falas das crianças em papel metro e expor na sala para posteriores consultas.
·         Retomar a aula anterior relembrando o tema.
·         Fazer a leitura do texto informativo alimentação saudável.
·         Após a leitura confrontar com as falas das crianças.
·     Perguntar as crianças que frutas aparecem no texto. Listar os
     Nomes das frutas no quadro branco e juntos com as crianças
       fazer a leitura.
·         Mostrar obras de Tarsila do Amaral onde ela utilizou frutas   conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas (livro Encontro com Tarsila. p.25, 26,31).
·           Apresentar um painel com as obras do pintor Archiboldo    Guiseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na     construção de suas obras.
·           Após sobre apresentação das obras conhecer um pouco       sobre a vida de Archiboldo Guiseppe.
·           Disponibilizar frutas na sala de aula para observação e explor-
ração.Após a observação feita pelos alunos questionar:
as formas, as cores,a textura.Onde ficarei atenta as falas
das crianças fazendo anotações no meu caderno.
·           Retomar a aula anterior fazendo alguns questionamentos:
*      Lembra das frutas que vocês manipularem?
*      Lembra da cor, tamanho, textura...
·         Hoje vocês vão fazer uma atividade divertida. Vocês vão
modelar frutas usando massinha de modelar.
·         Distribuir massinha de modelar para as crianças modelarem as frutas apresentadas respeitando as cores das mesmas.
·         Na próxima aula apresentação dos trabalhos das crianças onde as mesmas irão compartilhar com os colegas respeitando a arte de cada um.    
·      Fazer uma salada de fruta. Onde irei explicar quais frutas vão fazer parte da salada e quais utensílios serão utilizados.
   Chamar a atenção das crianças da necessidade da higienização   das frutas e dos utensílios e das mãos.
   Servir a salada para as crianças degustar.
·     Perguntar as crianças se lembra da salada de frutas. Propor às 
     crianças a produção coletiva da receita, onde a professora será
a  escriba e a produção ficara exposta na sala de aula.

·     Distribuir folhas de papel oficio para as crianças fazer desenhos de frutas usando o dedo e tinta guache com as cores indicada de cada fruta para ficar exposto no mural.
·      Vocês já sabem que as frutas fazem parte dos alimentos saudáveis que outros alimentos devemos consumir para ter uma alimentação saudável. Ouvir as crianças em seguida fazer o levantamento do conhecimento prévio.
*      Você sabe o que verduras?
*      Você sabe o que é legumes?
*      Quem gosta de verduras?
*      Quem gosta de legumes?
*      Qual é a verdura que você gosta?
*   Qual é o legume que você gosta?
*   Qual é o legume é a verdura que você não gosta?
*   Você come verduras e legumes todos os dias?
*   Você tem legumes e verduras plantadas no quintal?
·         Anotar no quadro o que as crianças sabem sobre verduras e legumes.
·         Anotar o titulo do texto no quadro “Quanto mais cores, melhor” e fazer a leitura do mesmo questionando o que as cores tem a ver com a nossa alimentação. Em seguida fazer a leitura do subtítulo O que é legume, o que é verdura.
·         Após a leitura perguntar as crianças se entendeu a diferença entre verduras e legumes. Em seguida pedir que de exemplo de verduras e legumes.
·         Dividir as crianças em dois grupos para a construção de painéis um com gravuras de verduras e outro com gravuras de legumes. Distribuir livros velhos, tesouras sem ponta para as crianças recortar e colar gravuras do que foi proposto na cartolina. Farei as intervenções necessárias. Na próxima aula apresentação dos painéis pelos os grupos. E após as apresentações fixar os painéis na parede.
·         Distribuir massinha de modelar para as crianças modelarem verduras e legumes que aparecem no texto o que é legumes e o que é verduras ou que preferir, respeitando as cores de cada uma. Caso as crianças tenha esquecido as cores das mesmas     pedir que observe os painéis que estão expostos na sala de aula.
·           Cada criança devera apresentar o seu trabalho para a classe.           Sendo que as confecções ficarão na sala de aula para a         exposição da feira.
·           Conversar com as crianças que vamos fazer um lanche bem            gostoso. Fazer suspense a respeito do lanche que será preparado na classe.
·           Em seguida mostrar os ingredientes ( verduras e legumes).
·           Fazer uma salada crua de legumes ou verduras e servir as   crianças. Mais uma vez chamar a atenção das crianças da
  higienização dos alimentos, das mãos, das vasilhas que serão
  usadas. Depois de degustar a salada ouvir a opinião das     crianças a respeito da mesma. Juntos refletir a importância de consumir         verduras e legumes nas refeições.
·           Apresentar à canção A sopa (Sandra Perez. CD Canções de           brincar: Selo Palavra cantada) no micro system.
·         Em seguida perguntar será que existe uma sopa como esta? Vocês notaram alguma coisa estranha nos ingredientes dessa sopa?Quais?
Nesta canção A sopa aparece alimentos que já estudamos nas aulas anteriores. Quais alimentos?
Ouvir as crianças e anotar as falas no quadro para socializar.
Obs:as crianças ouvirão a musica varias vezes para memorizar.
·         Hoje vocês vão conhecer uma receita de sopa de verdade. Anotar o nome da receita no quadro sopa de letrinhas, para ficar sabido.
Vocês imaginam quais são os ingredientes que vão nesta sopa? Ouvir as crianças e anotar em papel pardo para posteriores consultas.
·         Fazer a leitura da receita explorando os ingredientes e o modo de preparo.
·         Fazer a receita sopa de letrinhas na escola com ajuda das crianças.
 Mais uma vez chamar a atenção da higienização dos alimentos        das mãos, das vasilhas que serão usadas.
  Propor as crianças para convidar à turma do 2º ano para degustar ·a sopa de letrinhas.
·         Conversar com as crianças sobre a alimentação oferecida na escola.
* Levantar o conhecimento prévio.
* Da onde vem a merenda escolar?E quem paga a    merenda oferecida na escola?
* Quem é que prepara?
* Vocês conhecem o cardápio da merenda?E sabe quem      elabora?
* Será que todos os alimentos que fazem parte do cardápio são saudáveis?
* Desses alimentos já estudados alguns deles fazem parte da merenda.            
* Que alimento você gostaria que fizesse parte do cardápio.
·              Anotar as falas das crianças no quadro branco.
·             Apresentar a cartilha do cidadão Fome Zero em seguida fazer                             a leitura O que é Educação Alimentar? Refletir juntos com as                        crianças as informações obtidas no texto.
·           Propor as crianças uma pesquisa da merenda escolar.
·           Entregar          para as crianças uma tabela com o cardápio da         merenda          escolar onde deverão pintar de vermelho os      alimentos que gostam e de verde os alimentos que não       gostam.
·           Socializar a pesquisa no quadro e depois anotar em papel    metro para ficar exposto na sala de aula para posteriores consultas.
·           Relembrar as crianças sobre as informações que tem sobre os         alimentos saudáveis. Falar para as crianças que hoje iremos      estudar sobre alimentos não saudáveis. e o seu consumo em           excesso.
·           Perguntar quais são os alimentos não saudáveis que vocês consome em excesso (quais todos os dias).
·           Juntos com os alunos construir uma lista dos alimentos não            saudáveis para ficar exposto na sala de aula.
·           Socializar a lista chamando a atenção das crianças do consumo      desses alimentos  em excesso.
·           Propor as crianças à confecção de um mural com embalagens         ou rótulos dos alimentos que deve ser consumido com     moderação.
·           Pedir que em casa junto com a família selecione embalagens ou     rótulos de alimentos que deve ser consumido com moderação  e       no dia marcado trazer para a sala de aula para a confecção do        mural.( enviar para casa um bilhete para a família solicitando o              material )
·           Pedir para cada criança apresentar o seu material     (rótulos,embalagens) trazido de casa para a confecção do mural.
·           Juntos com as crianças montar o mural.
·           Socializar o mural juntos com as crianças.
·           Propor as crianças uma pesquisa com a turma do 3º e 4º ano do      ensino fundamental I onde as crianças sairão pela escola com a    supervisão da professora visitando a turma do 3º e 4º ano com a    seguinte pergunta. Como foi seu almoço hoje?
·           Após as respostas dos pesquisados as crianças vão refletir se          aquela refeição foi saudável ou não. Montar juntos com as        crianças uma gráfico com os itens sim /não, para cada respostas     será pintado um quadradinho para sim ou para não.
·           Socializar o gráfico chamando a atenção dos alimentos       consumidos pelos alunos do 3º /4º ano.        
·           Dar a devolutiva da pesquisa para os alunos do 3º e 4º ano.
·           Convidar a nutricionista para dar uma palestra para os        pais/mães/ alunos/alunas da educação infantil.

              Recursos:
*      Cartilha do gibi fome zero
                                 Papel pardo;
*      Tesoura;
*      Tinta guache;
*      Micro sister;
*      Cd;
*      Quadro branco;
*      Rótulos;
*      Embalagens;
*      Cola;
*      Verduras/legumes/frutas;
*      Lápis de cor;
*      Papel oficio;
*      Cartolina;
*      Massinha de modelar;
*      Livros;
*      Canetinha;
*      E.V.A;
*      Utensílios de conzinha;
*      Obras de pintores famosos;
      
       Atividades;
*     Leitura;
*     Gráfico;
*     Pesquisa;
*     Desenhos;
*     Murais;
*     Cardápios;
*     Musicas;
*     Modelagem;
*     Produção de texto;
*     Listas;
*     Tabelas;
*     Colagem;
*     Cruzadinha;
*     Caça - palavras;
*     Trabalhos de artes;

      
Avaliação
   A avaliação será continua através da participação, colaboração, e compreensão do assunto estudado. Portanto serão avaliados os desenvolvimentos das atividades propostas no decorrer do projeto.

  







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário