PLANO DE AULA
Disciplina:
História
Ano:
3º
Tema
transversal: Trabalho e Consumo
Objetivo:
Comparar o modo de vestir de antes com o modo
de hoje.
Conteúdos:
Trabalho,
consumismo e os diferentes modos de vestir de antes e de hoje.
Metodologia:
1ª aula
Questionar os alunos:
Será
que antigamente as pessoas compravam roupas prontas ou mandavam costurar?
Onde
compravam os tecidos para mandar fazer?
Como
eram as roupas dos homens?
Será
que as roupas das pessoas muitas roupas igual tem hoje? Por quê?
Será
que os ricos vestiam igual aos pobres?Por quê?
Os
tecidos são feitos de quê?
Propor que os alunos falem os nomes das
roupas que as pessoas usam hoje;
Listar os nomes em papel metro e expor
na sala.
2ª aula
Solicitar que pergunte a seus avós o
nome e os tipos de roupas que de antigamente e registre no caderno para trazer
para sala.
Pedir que comparem com os tipos de
roupas que estão em uso atualmente questionando-os:
O
que vocês perceberam?
Será
que hoje a variedade de roupa é maior?
Onde
é mais caro?
Caso não saiba dizer, o professor irá
explicar a questão da moda, marca, etc.
3ª aula
Solicitar que peçam retalhos de panos a alguém da comunidade para trazer
para a sala.
Propor que monte um painel com esses
retalhos e exponham na parede da sala.
4ª aula
Convidar uma pessoa idosa da comunidade
que sabe para vir a sala relatar como as pessoas se vestiam antigamente.
Incentivar os alunos a fazer questionamentos
para a pessoa tipo:
O nome dos panos que eram usados, como
era adquirido, onde compravam, falar um pouco também de como eram feitos os
sapatos, quantas roupas uma pessoa possuía e anotar as respostas no quadro.
5ª aula
Pedir que os alunos tragam para a sala
fotos de pessoas que antigamente de seus avós, bisavós e outras pessoas da
família;
Fazer uma observação dos tipos de roupa
de hoje com os de antigamente, através das fotos;
Propor que confeccione um cartaz;
Pedir
que comentem acerca das observações que fizeram;
Recursos:
Papel
metro, piloto, quadro, fotos e retalhos.
Avaliação:
A avaliação será feita através de
observação do desenvolvimento dos alunos e participação nas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário