quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Plano de aula (história)


PLANO DE AULA
Disciplina: História
Ano: 3º
Tema transversal: Trabalho e Consumo
Objetivo:
 Comparar o modo de vestir de antes com o modo de hoje.
Conteúdos:
Trabalho, consumismo e os diferentes modos de vestir de antes e de hoje.
Metodologia:
1ª aula
Questionar os alunos:
*     Será que antigamente as pessoas compravam roupas prontas ou mandavam costurar?
*     Onde compravam os tecidos para mandar fazer?
*     Como eram as roupas dos homens?
*     Será que as roupas das pessoas muitas roupas igual tem hoje? Por quê?
*     Será que os ricos vestiam igual aos pobres?Por quê?
*     Os tecidos são feitos de quê?
        Propor que os alunos falem os nomes das roupas que as pessoas usam hoje;
        Listar os nomes em papel metro e expor na sala.
2ª aula
        Solicitar que pergunte a seus avós o nome e os tipos de roupas que de antigamente e registre no caderno para trazer para sala.
        Pedir que comparem com os tipos de roupas que estão em uso atualmente questionando-os:
*     O que vocês perceberam?
*     Será que hoje a variedade de roupa é maior?
*     Onde é mais caro?
       Caso não saiba dizer, o professor irá explicar a questão da moda, marca, etc.
3ª aula
        Solicitar que peçam retalhos  de panos a alguém da comunidade para trazer para a sala.
        Propor que monte um painel com esses retalhos e exponham na parede da sala.
4ª aula
        Convidar uma pessoa idosa da comunidade que sabe para vir a sala relatar como as pessoas se vestiam antigamente.
        Incentivar os alunos a fazer questionamentos para a pessoa tipo:
        O nome dos panos que eram usados, como era adquirido, onde compravam, falar um pouco também de como eram feitos os sapatos, quantas roupas uma pessoa possuía e anotar as respostas no quadro.
5ª aula
        Pedir que os alunos tragam para a sala fotos de pessoas que antigamente de seus avós, bisavós e outras pessoas da família;
        Fazer uma observação dos tipos de roupa de hoje com os de antigamente, através das fotos;
       Propor que confeccione um cartaz;
       Pedir que comentem acerca das observações que fizeram;

Recursos:
Papel metro, piloto, quadro, fotos e retalhos.
Avaliação:
        A avaliação será feita através de observação do desenvolvimento dos alunos e participação nas atividades.
                                                        





















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